Construímos o nosso blog ArticulandOuab... E seguimos em frente, lendo e escrevendo, pois "os pensamentos postos no papel não passam, em geral, de um vestígio deixado na areia por um passante: vê-se bem o caminho que ele tomou, mas para saber o que ele viu durante o caminho é preciso usar os próprios olhos"... pelo menos é o que diz Schopenhauer...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Cerro Largo, uma história em EDUCAÇÃO

Cerro Largo iniciou sua colonização em 04 de outubro de 1902. No início do século 20, imigrantes alemães, procurando terras férteis, com uma recém fundada associação de colonos chamada de Bauerverein interessou-se por uma porção de terras que uma antiga companhia férrea possuía no noroeste do estado. Ao chegarem aqui deram o nome de Colônia Serro Azul, por causa da coloração azulada das colinas que todos que chegavam podiam avistar de longe. Em 1942, Serro Azul passou a ser denominada Cerro Largo, por uma exigência do IBGE.
Pertencente ao município de São Luiz Gonzaga, conquistou sua emancipação político-administrativo em 28 de fevereiro de 1955. Seu primeiro prefeito foi Jacob Reinaldo Haupenthal.

Prefeitura Municipal            Arquivo Folha da Produção
            Cerro Largo sempre teve grande influência católica, sendo imprescindível para o desenvolvimento da Colônia Serro Azul. Em 1910 iniciou-se a mobilização para a construção da Igreja Matriz, com as obras tendo seu início em 1913. A beleza da Igreja Matriz de Cerro Largo encanta a todos que passam por aqui.

Igreja Matriz de Cerro Largo                      Arquivo Folha da Produção

Nosso município sempre teve investimentos na educação. Os primeiros a trazerem a educação até aqui foram os religiosos, com a construção do Seminário São José, que preparou e formou muitos seminaristas. Atualmente é a sede da Universidade da Fronteira Sul, que iniciou seus trabalhos aqui em nosso município no ano de 2010, marcando nosso município e região com o ensino superior federal.
O centro de formação Instituto Nossa Senhora do Anunciação, por muitas décadas formou professores, onde a maioria dos professores do município e região teve sua formação. O Instituto Anunciação foi trazido pelas irmãs Filhas do Amor Divino que chegaram a Serro Azul, em julho de 1920 e até hoje possuem o convento aqui, contando com várias religiosas. O Instituto Anunciação encerrou suas atividades em Cerro Largo em 2001.
Os irmãos Lassalistas chegaram em junho de 1935. Aqui exercem papel importante até hoje na educação. Assumiram a escola paroquial até 1971, quando foi desativada. Em 1959 aconteceu o término da primeira etapa do complexo que ao final de 1969 seria uma conceituada escola de ensino de 1º e 2º graus, a única particular do município. Nascia o La Salle Medianeira.
Outra escola que fez sucesso em Cerro Largo foi o CNEC, que iniciou suas atividades em março de 1961, oferecendo no início 5ª série e mais tarde até 8ª série.
Após começaram os cursos técnicos, formando diversos técnicos contábeis, administrativos e secretariados. Mais tarde desativada é hoje o Pólo da UAB de Cerro Largo, desde o ano de 2006, oportunizando o estudo superior e cursos, através das universidades federais, como UFSM, UFPel, UFRGS.
A escola Estadual Eugênio Frantz, a mais antiga escola estadual do município surgiu no ano de 1937, de 1ª a 5ª série. Atualmente é a maior escola do município, com formação até o ensino médio. As outras escola estaduais que surgiram mais tarde são:  Escola Estadual Pe Traezel, Escola Dr Otto Flach – CIEP e Escola Estadual Sargento Sílvio Hollembach.
Cerro Largo também possui uma extensão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI, sendo esta a primeira conquista do ensino superior, que começou seus trabalhos em 1992.
Atualmente a população do município de Cerro Largo, segundo o último censo do IBGE, em 2010, é de 13.289 habitantes.
A festa mais conhecida da região acontece aqui é a Oktoberfest Missões, realizada sempre no mês de outubro. Neste ano será de 11 a 16 de outubro no Parque Municipal de Exposições, venha prestigiar. Prost!

Grupo Heimatland no desfile de abertura da 16ª Oktoberfest Missões
Arquivo Folha da Produção

Fonte: Prefeitura Municipal e Folha Vip - Cerro Largo 100 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário