Construímos o nosso blog ArticulandOuab... E seguimos em frente, lendo e escrevendo, pois "os pensamentos postos no papel não passam, em geral, de um vestígio deixado na areia por um passante: vê-se bem o caminho que ele tomou, mas para saber o que ele viu durante o caminho é preciso usar os próprios olhos"... pelo menos é o que diz Schopenhauer...

domingo, 12 de junho de 2011

A LEITURA

Alunos 4° série

Objetivo:
Perceber a importância da leitura tanto no âmbito escolar quanto na comunidade local, observando qual o tipo de leitura mais realizado, jornais, revistas, livros, internet, onde os alunos possam identificar o porquê da leitura.

Materiais:
Leitura do conto “E vem o sol” de João Anzanello Carrascoza.
Texto “A importância da leitura” de Franklin Ribeiro de Morais.
Leitura da canção “Letras” da Xuxa.
Disponibilizar aos alunos materiais diversos para leitura como jornais, revistas, livros de vários gêneros literários, internet com leitura orientada.
Pesquisa da Revista Nova Escola sobre a leitura.
Pesquisa prática da realidade escolar e comunitária.

Etapas de desenvolvimento


* Leitura e observação do texto a seguir:

E vem o Sol

João Anzanello Carrascoza
Tinham acabado de se mudar para aquela cidade. Passaram o primeiro dia ajeitando tudo. Mas, no segundo dia, o homem foi trabalhar, a mulher quis conhecer a vizinha. O menino, para não ficar só num espaço que ainda não sentia seu, a acompanhou.

Entrou na casa atrás da mãe, sem esperança de ser feliz. Estava cheio de sombras, sem os companheiros. Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede. E, de repente, o susto de algo a se enovelar em sua perna: o gato. Reagiu, afastando-se. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a maciez do pêlo agradando. E a mão desceu numa carícia.

O menino experimentou de fininho uma alegria, como sopro de vento no rosto. Já se sentia menos solitário. Não vigorava mais nele, unicamente, a satisfação do passado. A nova companhia o avivava. E era apenas o começo. Porque seu olhar apanhou, como fruta na árvore, uma bola no canto da sala. Havia mais surpresas ali. Ouviu um som familiar: os pirilins do videogame. E, em seguida, uma voz que gargalhava. Reconhecia o momento da jogada emocionante. Vinha lá do fundo da casa o convite. O gato continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor. E, na leveza de um pássaro, o menino se desprendeu da mãe. Ela não percebeu, nem a dona da casa. Só ele sabia que avançava, tanta a sua lentidão: assim é o imperceptível dos milagres.

Enfiou-se pelo corredor silencioso, farejando a descoberta. Deteve-se um instante. O ruído lúdico novamente atraiu o menino. A voz o chamava sem saber seu nome.

Então chegou à porta do quarto – e lá estava o outro menino, que logo se virou ao dar pela sua presença. Miraram-se, os olhos secos da diferença. Mas já se molhando por dentro, se amolecendo. O outro não lhe perguntou quem era nem de onde vinha. Disse apenas: quer brincar? Queria. O Sol renasceu nele. Há tanto tempo precisava desse novo amigo.
http://revistaescola.abril.com.br/leitura-literaria/era-uma-vez-contos.shtml

* Após a leitura deixar os alunos perceberem a importância de sentir-se bem com aquilo que se faz, de buscar coisas novas, caminhos diferentes, de ler para descobrir e viajar em um mundo novo, observar a descrição dos detalhes da história, em grupos os alunos vão dramatizar a história.

* Leitura do texto

A importância da leitura


Franklin Ribeiro de Morais

A leitura é a porta para a descoberta de novos conhecimentos. Desde a infância o homem desenvolve a mente, através da leitura, lendo desde gibis a livros de histórias infantis, com a continuação do hábito de ler, nos transformamos numa verdadeira fonte de informações, que devemos colocar em prática ao longo da vida, seja, no nosso dia a dia ou na vida profissional.
    Ler não significa identificar as palavras, mas fazê-lo ter  sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for relevante.
   Temos  que sempre nos mantermos em atividade, pois a mente parada, significa homem improdutivo e para exercitarmos nossa mente nada melhor do que a leitura de revistas, jornais, livros, poesia, romances e internet que são alguns instrumentos que devemos utilizar  para exercitar esta máquina tão importante que obtemos que é o cérebro.
   A importância da leitura é de extrema valorização em nossas vidas, podemos destacar alguns benefícios que vem a oferecer como:ampliar e integrar conhecimentos, enriquecer nosso vocabulário, facilita a comunicação e nos faz diferenciar o certo do errado.
   Quando o hábito de ler se torna presente na vida do homem ele se torna compulsivo de conhecimentos, pois, a cada livro a cada material lido, nos sentimos na necessidade de consumir mais e mais informações e conhecimentos, pois o mundo da leitura é infinito, sempre existirá algo para aprendermos e descobrirmos.
   A formação do homem, tanto no seu caráter tanto na sua personalidade, depende também, do quanto ele entende que a leitura é importante para sua vida. Hoje existem inúmeras pessoas analfabetas, que não possuem entendimento do certo, do justo, da verdade. Essas pessoas acreditam apenas nas palavras de pessoas que tem o poder da palavra, a leitura é poder, poder de acreditar em algo sabendo realmente no significado do que se acredita. Muitas pessoas querem homens sem entendimentos sem conhecimento das letras das formações das palavras, como os políticos, pois são presas fáceis de manipular. "Segundo Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros". 
Fonte:

* Após a leitura debate com os alunos sobre a importância de todos os tipos de leitura, não apenas da leitura realizada na escola, percebendo onde o hábito da leitura nos faz crescer.

* Observar as imagens



Debater com os alunos sobre o que estão vendo.


* Ler o canto Letras. Ouvir e assistir a música, após cantá-la com a turma.

Leitura - XUXA

De repente naveguei
Como o pirata da perna de pau
Num instante me encontrei
Defendendo jacaré no pantanal

Em seguida eu vivi
Uma história de amor ao luar
Cada dia uma aventura
A leitura faz a gente viajar

É bom voar nas asas da imaginação
É alimentar o corpo, a mente e o coração (Bis)

Lendo a gente pode ser
Tudo aquilo que a gente sonhar
Se conhece o mundo inteiro
Sem ao menos sair do lugar

Conhecemos as pessoas
E o que existe entre o céu e o mar
E numa lição de vida
Aprender pra depois ensinar






* Ler e conversar com os alunos sobre a pesquisa da Revista Nova Escola.

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, mostra que o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu. Segundo o levantamento, a taxa de leitura por pessoa foi de 4,7 livros lidos por ano. Em 2000, foi apenas de 1,8 livros. Entre os gêneros preferidos pela garotada estão à literatura infantil e a história em quadrinhos.
Crianças e jovens lêem mais que adultos. Leitores entre 11 e 13 anos lêem, em média, 8,5 livros por ano. Já entre as pessoas na faixa etária dos 30 anos, a taxa cai para 4,2 livros. A leitura de livros na infância é muito importante porque é a porta de entrada para mundo da escrita. Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA explica: “Para as crianças pequenas, a escrita é apenas um conjunto de marcas em folhas de papel. Um adulto, ao ler uma história para crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros, como os contos de fadas e as lendas”.
Fonte Revista Nova Escola

* Realizar com os alunos uma pesquisa em nossa comunidade escolar e em nosso município. Os alunos irão perceber na prática como acontece a leitura na realidade próxima a eles. Serão elaboradas listas para as pessoas preencherem:

Sexo: ( )M  ( )F
Qual sua idade?____________
Você lê quantas vezes durante a semana?_________________
O que você lê? ( ) jornais  ( ) revistas   ( ) livros   ( ) na internet  ( )Outros
                                                                                                          Citar:
Qual o tipo de leitura que você mais gosta?________________
Quais os benefícios que a leitura traz para você?____________
* Depois da realização da pesquisa os alunos montarão gráficos que serão expostos na escola sobre os leitores da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário